Embora levem mais tempo, as motoristas do sexo feminino são mais eficientes para encontrar um espaço e posicionar o carro corretamente.

A informação talvez surpreenda tanto homens quanto mulheres: uma pesquisa britânica comprovou que mulheres, na verdade, são melhores do que os homens na hora de estacionar. Embora levem mais tempo, as motoristas do sexo feminino são mais eficientes para encontrar um espaço e posicionar o carro corretamente.
Segundo o tablóide britânico Daily Mail, para a pesquisa, foram entrevistados 2.500 motoristas, classificados de acordo com diversos aspectos para estacionar. A pontuação máxima era de 20 pontos e as mulheres obtiveram uma média de 13,4, enquanto os homens chegaram a 12,3 pontos.
Ainda assim, apenas 18% das mulheres acreditavam que estacionavam melhor do que os homens. A primeira área analisada pelo NCP, o maior operador de estacionamento da Grã-Bretanha, foi a capacidade para encontrar um espaço. A descoberta foi de que homens impacientes muitas vezes perdem as vagas por passarem muito rápido pelos corredores do estacionamento. As mulheres, no entanto, dirigem mais lentamente e são mais capazes de perceber os espaços ou quando motoristas estão prestes a sair.
O segundo quesito era como posicionar o carro na vaga. Os homens ficam felizes uma vez que o carro está dentro da vaga, sem se preocupar com a posição – o que lhes custou caro para a pontuação. Apenas 29% dos homens optam por manobrar para melhorar o posicionamento, contra 56% das mulheres. Além disso, 53% das mulheres centralizam o carro, enquanto somente 25% dos homens fazem o mesmo.

O cuidado feminino custa tempo: em média, as mulheres levaram 21 segundos para estacionar, enquanto os homens acabaram o teste em 16 segundos. Isso significa que, durante a vida, os motoristas perdem nove dias com estacionamento, e as motoristas perdem 12.
Um dado interessante é de que os homens acompanhados por uma passageira mulher gostam de demonstrar suas habilidades de estacionamento e se esforçam para manobrar em uma vaga menor, mesmo quando há um espaço maior disponível. Ou seja, nesse caso, não basta ser rápido, é preciso ter técnica.